21 July 2009

Brazil Meteorite News- Arvorezinha, dois meteoritos são encontrados 19JUL09

Arvorezinha
Arvorezinha, dois meteoritos são encontrados

(17/07/2009 - 15:13)
THANK YOU Gabriel!!!

Um fato no mínimo curioso a termos populares e de grande importância para ciência, assim é a definição que se faz após as confirmações que ocorreram na tarde da quinta-feira, 16 de julho, dia que entrará para a história de Arvorezinha, pois foi oficializado que duas até então pedras, são de fato dois meteoritos.

A confirmação parte dos professores, Ari Roisemberg e Antônio Pedro Vieiro, Professores de Geociência da UFSM, Universidade Federal de Santa Maria, e também do Programa em Geociências da UFRGS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul que estiveram em Arvorezinha para aferir em loco as pedras, porém, eles já haviam realizado testes em amostra de uma das pedras que fora remetida pela Administração Municipal, e mostra a qual que confirmou ser de fato um meteorito.

Os dois meteoritos são do tipo Siderito, considerados pelos especialistas como raros pois apenas 5% do total de meteoritos são dessa classe. Segundo os Professores Ari e Antonio, esses dois meteoritos pertencem ao centro de alguma estrela ou planeta que tenha explodido a muitos anos, porém, não é possível calcular com exatidão a quantos anos eles explodiram e muito menos de a quanto tempo estão junto ao solo da terra, mas o Professor Antônio, disse que não são muitos anos, pois esse tipo de pedra entra em decomposição com o passar do tempo, tendo na sua base enxofre, ferro entre outros, inclusive as pedras respondem as condições climáticas quando chove ou existe muita umidade no ar, as pedras escorrem um tipo de água e exalam um cheiro muito forte semelhante a uma pilha que tenha estourado, porém no relato da primeira pedra, consta a dificuldade de se extrair um pequeno pedaço dela.

Os dados técnicos das pedras são:

1ª Pedra, encontrada a cerca de um ano na propriedade Rural do Sr. Onir Gasparin Desengrini, que fica localizada na comunidade do Pinhal Queimado, Arvorezinha, pesa 131.4 quilos, tendo as seguintes medidas: 50cm de comprimento, 40cm de largura e 23 cm de altura e a localização do ponto de queda se dá nas seguintes coordenadas, 52g 13,557 min W, 28 g, 52,150 min S. Um dado curioso desse meteorito é que ele não apresentava nenhuma fissura ou rachadura e como é necessário pequenos fragmentos para testes, foi tentado vários equipamentos para tirar o material, sendo usado serras, que não fizeram mais que pequenos riscos, usado talhadeira que também não conseguiu extrair nada, somente uma esmirilhadeira conseguiu tirar um pequeno pedaço, mas essa lançou faíscas de fogo a longa distancia devido a dureza do material que com o passar dos anos, perde a densidade.

2ª Pedra, encontrada a cerca de 4 meses e que já passou por analises laboratoriais foi encontrada na propriedade Rural do Sr. Danilo Gozzi de Oliveira, que fica a menos de cinco quilômetros do centro da cidade, pesa aproximadamente 145 quilos, medindo 50 cm cumprimento, 40 cm de largura e 24 cm de altura e a localização da queda se dá nas seguintes coordenadas, 28 g, 52,096 min S, 52 g, 11,757 Min S.

Valor: Segundo os pesquisadores da UFSM e da UFRGS os dois meteoritos não possuem valor comercial, porém, possuem um valor incalculável para a história do país e do município, pois até o momento existem apenas 56 registros de meteoritos em todo o território brasileiro, sendo 22 casos no RS, contando os dois achados de Arvorezinha.

Os professores da UFSM e da UFRGS disseram ainda que não é possível relacionar um meteorito a outro, mas inclusive eles ficaram intrigados com o fato das duas pedras serem muito semelhantes, tamanho, peso, e localização, pois se fosse traçado uma linha reta, o ponto de queda das duas pedras seria em torno de dois quilômetros.

A Administração Municipal estará nos próximos dias encaminhando junto aos órgãos competentes toda a documentação para que sigam os tramites necessários para os devidos registros, tanto a nível de estado, pois até o presente momento existe apenas 3 meteoritos dessa classe registrados no Rio Grande do Sul, sendo um na vizinha cidade de Putinga, que usa inclusive o slogam de terra do meteorito e fica distante cerca de 22 quilômetros de Arvorezinha. Ainda, será feito o registro e encaminhamento de fragmentos das duas pedras para o Museu Nacional do Rio de Janeiro e por fim, será criado junto ao Prédio da Prefeitura de Arvorezinha um local provisório que abrigarão os dois meteoritos, sendo que assim que for concluído todo o processo de construção do complexo de Cultura de Arvorezinha, as duas pedras terão um local especial em destaque. A primeira pedra já está de posse da Administração de Arvorezinha, a segunda o proprietário ainda guarda em casa, mas esse já se comprometeu em doar para o arquivo municipal.

O site da Administração de Arvorezinha trás várias fotos com os meteoritos, locais que foram achados entre outras, o endereço eletrônico é www.arvorezinhars.com.br nos próximos dias o Google Earth terá as duas marcações via satélite nos pontos onde foram localizados os meteoritos. Segundo alguns moradores de Arvorezinha, existe a possibilidade de que outras pedras possam existir com isso a Administração Municipal está pedindo para que os Agricultores vasculhem suas propriedades Rurais no intuito de localizar esses materiais.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Arvorezinha

No comments: